Ciências Humanas

Teachers’ Interpretative Knowledge
Bases

Ultimas formações
2015 - 2016     Pós-Doutor(a), Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2013 - 2014     Pós-Doutor(a), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Laboratório
https://ciespmat.wixsite.com/ciespmat
Atividades de Pesquisa

The research focuses on broadly understanding the content of teachers’ knowledge and on conceptualizing ways (tasks) for improving teachers’ practice and developing teachers’ knowledge (Interpretative and Specialized), which will sustain the students’ mathematical understanding.



Moreover, the dimensions of what we consider teachers’ noticing are crucial, since they, intertwined with teachers’ interpretative knowledge, ground the feedback provided to students, being such feedback a core element in and for practice.


Palavras-chave
tasks for teacher education, mathematics teachers’ specialized knowledge, teachers interpretative knowledge
Palavras-chave (lattes)
Coautores
Resumo Lattes
Miguel Ribeiro é licenciado em Matemática pela Universidade da Beira Interior (Portugal), Mestre em Matemática Pura pela Universidade de Coimbra (Portugal), Mestre em Educação Matemática pela Universidade de Huelva (Espanha), doutor em Educação Matemática pela Universidade de Huelva (Espanha) e atualmente é professor da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (BRASIL). Tem dedicado os últimos 20 anos essencialmente a formação de professores de e que ensinam matemática e desenvolvido trabalhos de pesquisa e formação em diversos países (Portugal, Espanha, México, Chile, EUA, Itália, Noruega). Realizou três pós-doutorados relacionados com a formação de professores, as tecnologias e o livro didático (UNESP Rio Claro; Brasil); a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem matemática (Universidade de Stavanger Noruega), a avaliação e o feedback (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Portugal). Tem mais de 80 artigos publicados, a maioria em revistas internacionais, e mais de 200 apresentações em congressos; é membro do corpo editorial de várias revistas nacionais e internacionais da área da Educação e Educação Matemática; Membro do Comitê Internacional do Programa Científico de vários congressos nacionais e internacionais, tendo sido vice coordenador de alguns deles destacando o Congresso Europeu de Pesquisa em Educação Matemática (CERME) ; Coordenador e vice-coordenador de vários grupos de trabalho nacionais (por exemplo, no encontro regional da ANPED) e internacionais (por exemplo, TWG Mathematics teacher knowledge, beliefs and identity nas últimas 3 edições do CERME); Representante eleito do Brasil como membro do comitê internacional do International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME); Coordenador no Brasil de uma rede internacional de pesquisa (Desenvolvimento e sustentabilidade do conhecimento do professor de (ou que ensinam) matemática); Coordenador (2024-2027) da Red Iberoamericana sobre Conocimiento Especializado del Profesorado de Matemáticas (que conta com mais de 170 pesquisadores); Ganhador do prêmio Janet Duffin Fund (2020), Award and Lecture, da British Society for Research into Learning Mathematics.
Idiomas
Espanhol Compreende Bem , Fala Bem , Lê Bem , Escreve Bem
Inglês Compreende Bem , Fala Bem , Lê Bem , Escreve Bem
Português Compreende Bem , Fala Bem , Lê Bem , Escreve Bem
Italiano Compreende Razoavelmente , Lê Pouco
Francês Compreende Razoavelmente , Fala Pouco , Lê Razoavelmente , Escreve Pouco
Estatísticas Scholar
Apoio FAPESP em números

1 3 4
Auxílios à pesquisa em andamento Auxílios à pesquisa concluídos Todos os Auxílios à Pesquisa